Serviços
O acompanhamento dos alunos é uma preocupação central da Escola Profissional de Almada. A identificação precoce, o acompanhamento e a orientação adequados são muitas vezes o elemento diferenciador no percurso escolar de um jovem. É neste sentido que existe na escola um Serviço de Apoio ao Aluno, no qual se integram o Apoio Psicológico e Orientação Escolar e a Provedoria do Aluno.
GABINETE DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
Ao Serviço de Psicologia e Orientação Escolar incumbe o papel de colaborar na prevenção, identificação e acompanhamento de situações ao nível do aproveitamento escolar, da integração e do absentismo dos alunos.
As suas funções principais são:
a) Acompanhar permanente os alunos e famílias, tendo em vista uma melhor integração na escola;
b) Divulgar Técnicas de Procura de Emprego aos alunos finalistas;
c) Orientar e aconselhar, visando o encaminhamento para o Ensino Superior;
d) Monitorizar o percurso dos alunos diplomados, tendo em vista conhecer a sua situação em termos de emprego e/ou prosseguimento de estudos;
e) Aplicar inquéritos relativos à satisfação de alunos, encarregados de educação e empresas.
As suas funções principais são:
a) Acompanhar permanente os alunos e famílias, tendo em vista uma melhor integração na escola;
b) Divulgar Técnicas de Procura de Emprego aos alunos finalistas;
c) Orientar e aconselhar, visando o encaminhamento para o Ensino Superior;
d) Monitorizar o percurso dos alunos diplomados, tendo em vista conhecer a sua situação em termos de emprego e/ou prosseguimento de estudos;
e) Aplicar inquéritos relativos à satisfação de alunos, encarregados de educação e empresas.
PROVEDOR DO ALUNO
O Provedor do aluno é um órgão independente, sem poderes decisórios, que tem como missão a defesa e a promoção dos interesses e dos direitos dos alunos, bem como o auxílio em todas as situações relacionadas com o seu percurso escolar, incluindo a ação social.
Sem prejuízo das competências atribuídas a outros órgãos de gestão da EPA, compete ao Provedor do Aluno:
a) Apreciar queixas e reclamações de alunos que lhe tenham sido dirigidas e comunicar aos diversos órgãos e serviços as recomendações que entender por convenientes;
b) Propor, por sua iniciativa, recomendações aos diversos órgãos e serviços da EPA, que visem acautelar os interesses dos alunos e melhorar a qualidade de ensino;
c) Sinalizar alunos em risco de abandono e promover diversas formas de apoio;
O provedor do aluno desenvolve a sua atividade em estreita articulação com todos os órgãos e serviços da EPA, muito em particular com a Direção, a Coordenação Pedagógica, os Coordenadores de Curso, os Diretores de Turma e o Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
Sem prejuízo das competências atribuídas a outros órgãos de gestão da EPA, compete ao Provedor do Aluno:
a) Apreciar queixas e reclamações de alunos que lhe tenham sido dirigidas e comunicar aos diversos órgãos e serviços as recomendações que entender por convenientes;
b) Propor, por sua iniciativa, recomendações aos diversos órgãos e serviços da EPA, que visem acautelar os interesses dos alunos e melhorar a qualidade de ensino;
c) Sinalizar alunos em risco de abandono e promover diversas formas de apoio;
O provedor do aluno desenvolve a sua atividade em estreita articulação com todos os órgãos e serviços da EPA, muito em particular com a Direção, a Coordenação Pedagógica, os Coordenadores de Curso, os Diretores de Turma e o Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.