Comunicado do Diretor

Caros
membros da comunidade escolar da Escola Profissional de Almada,
Trabalhadores docentes e não docentes,
Alunos e Encarregados de Educação,

Ao fim das primeiras três semanas deste ano letivo, importa fazer um balanço e reforçar a necessidade de todos nos mantermos alerta e agirmos de forma responsável face à situação pandémica que vivemos e às perspetivas da sua evolução, infelizmente pouco animadoras!
Neste sentido, venho atualizar a situação vivida na EPA, recordar as medidas implementadas para este ano letivo e reforçar algumas regras básicas. Refira-se que todas estão sujeitas a revisão/atualização para responder à evolução de acontecimentos futuros.
Todas as medidas tomadas pela escola em 2020/2021 estão subordinadas a uma única finalidade:

“Impedir a entrada e a disseminação da COVID-19 na nossa comunidade, proteger a saúde de todos e permitir a continuidade do ensino e da aprendizagem em condições de segurança e igualdade”


A – A situação na EPA
Gostava de começar por vos transmitir uma nota de serenidade, apesar dos receios legítimos que nos assolam. Que seja do nosso conhecimento, não existe, neste momento, qualquer caso diagnosticado com COVID-19 na comunidade da EPA ou nos seus familiares e relações de proximidade. Dentro das possibilidades e no cenário que todos enfrentamos, aproveito também para transmitir uma palavra de confiança e informar que os responsáveis pela EPA procuram de uma forma incansável o melhor para todos, dentro dos limites legais conferidos, das suas possibilidades e na defesa do interesse de todas e todos.

B – Medidas de contenção e mitigação do COVID-19 na EPA
Desde o início da pandemia, implementámos um conjunto de medidas de forma a conter a propagação do coronavírus na nossa comunidade, de acordo com as orientações do Ministério da Educação, da Direção Geral da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

B.1 - Preparação e Organização do Ano Letivo
  1. Elaboração do Plano de Contingência do qual foi dado amplo conhecimento e que pode ser consultado em http://www.epalmada.pt/blog/2020/09/plano-decontingencia, e distribuição a alunos e professores do Manual de Acolhimento e do Manual do Professor, respetivamente;
  2. Receção aos alunos e reuniões com pessoal docente e não docente, sensibilizando e dando a conhecer todas as regras de segurança, incluindo o Plano de Contingência;
  3. Envio de informações aos Encarregados de Educação pelos Diretores de Turma e pela Direção Pedagógica;
  4. Afixação de cartazes por toda a escola, relembrando o cumprimento das regras básicas de segurança.
  5. Alargamento da duração do ano letivo, diminuindo assim o total de horas letivas semanais;
  6. Alargamento do horário de funcionamento, entre as 8.15h e as 18.45h;
  7. Reorganização da distribuição das horas de formação dos Planos Curriculares pelos 3 anos do curso, diminuindo as horas de formação neste ano letivo, por forma a minimizar o tempo de permanência na escola;
  8. Na distribuição das horas letivas semanais por disciplina, procurou-se que num dia um professor tivesse o menor número de turmas possível e que uma turma tivesse o menor número de professores. Desta forma, procurámos diminuir a frequência de contactos entre professores e alunos, minimizando a difusão do contágio caso alguém esteja infetado. Por outro lado, caso exista algum caso confirmado, tornase mais fácil identificar o grupo potencialmente afetado.
  9. Horários desfasados, desencontrando as horas de entrada e saída da escola das várias turmas e funcionamento por turnos, minimizando o número de alunos presentes ao mesmo tempo na escola;
  10. Horas de almoço diferentes para as várias turmas, diminuindo assim o fluxo de utentes do refeitório à mesma hora;
  11. Criação de 3 novos espaços para a toma das refeições, para além do espaço do refeitório existente, (esplanada, ex-sala do aluno, sala 5) e possibilidade de Take Away;
  12. Definição de corredores de circulação e redefinição das zonas de entrada e de saída da escola;
  13. Limitação do número de utilizadores em determinados espaços;
  14. Obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o recinto escolar;
  15. Distribuição de máscaras aos alunos e de máscaras e viseiras a professores e funcionários;
  16. Obras para ampliação de algumas salas de aula, adaptação e aquisição de novos espaços (contentores), por forma a garantir salas maiores e permitir o cumprimento das regras de distanciamento em sala de aula;
  17. Distribuição das turmas por salas em função do número de alunos e da capacidade das mesmas, garantindo o distanciamento físico recomendado e a regra de um aluno por carteira;
  18. Aquisição de secretárias individuais;
  19. Aquisição de mais equipamentos informáticos e ferramentas;
  20. Montagem de acrílicos para separação em diversos locais;
  21. Disponibilização de solução antisséptica de base alcoólica (SABA), utilizada para desinfeção das mãos, e produtos para a limpeza de superfícies em todas as salas de aula, boratórios e em diversos locais da escola, nomeadamente à entrada, garantindo a sua livre utilização, de forma não condicionada, por todos;
  22. Distribuição aos alunos de garrafas de água individuais para substituir a utilização dos copos e dos bebedouros;
  23. Reforço da higiene e limpeza dos diversos espaços escolares, através da contratação de servicos de uma empresa externa, e desinfeção prévia de todas as instalações;
  24. Criação de regulamentos específicos de funcionamento, higiene e segurança, para laboratórios e espaços oficinais.

B.2 - Atividade letiva
Por determinação do Ministério da Educação, este ano letivo "Todos os estabelecimentos de educação e ensino deverão considerar o regime presencial como regime regra e os regimes misto e não presencial como exceção. Os regimes misto e não presencial aplicam-se quando necessário, e preferencialmente, aos alunos a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário (...) em função do agravamento da situação epidemiológica da doença COVID-19." Fonte: "Orientações para a organização do ano letivo 2020/2021", DGESTE, 03/07/2020.
 
  1. De forma a implementar, sempre que necessário, o Regime Misto ou Não Presencial, recorreremos à plataforma Moodle da EPA, https://app.epalmada.pt/moodle/login/, a qual pode ser acedida através deste link ou do site da escola;
  2. Para o efeito, a todos os alunos e professores foram distribuídas no início do ano as credenciais de acesso a esta plataforma;
  3. O Moodle da EPA está organizado como uma autêntica "escola virtual", no qual constam todas as turmas, respetivas disciplinas, serviços e informações como se de uma verdadeira escola se tratasse;
  4. Nele são disponibilizados conteúdos das disciplinas, materiais de apoio ao estudo, propostas de atividades e instrumentos de avaliação;
  5. Todos os professores devem manter as suas disciplinas atualizadas e proporcionar materiais que permitam, a qualquer momento, a sua utilização por parte dos alunos;
  6. Os encarregados de educação devem garantir os meios que garantam o acesso dos seus educandos a esta plataforma, nomeadamente, equipamento informático e acesso à internet;
  7. Sempre que tal não seja possível, deverão informar a escola, através do Diretor de Turma. Aliás, neste sentido está a decorrer um inquérito que visa fazer um levantamento dos meios à disposição dos alunos;
  8. Numa situação em que seja necessário adotar o ensino não presencial a uma toda uma turma ou a toda a escola, existirão aulas síncronas através da plataforma Zoom. Para o efeito serão estabelecidos horários, como se de aulas presenciais se tratasse;
  9. Nas aulas síncronas, deverão ser observadas as seguintes regras:
  • A presença é obrigatória, mantendo-se o regime de faltas em vigor;
  • É obrigatória a utilização da câmara ligada durante o período de aula por parte de alunos e professores;
  • A gravação da aula é expressamente proibida;
  • O som de cada um dos alunos deve estar sempre desligado, exceto quando o professor solicitar a participação do aluno;
  • O “bate-papo” da plataforma ZOOM deve ser utilizado exclusivamente para troca de informações entre professor e aluno;
  • O vestuário usado é o equivalente ao usado na escola durante as aulas presenciais, para alunos e professores;
  • Durante a aula, alunos e professores têm de estar sentados numa mesa de trabalho, pelo que não se considera adequado a utilização de um sofá ou de uma cama;
  • A aula é exclusiva para os alunos pelo que não é permitida a presença de outros elementos (EE, pais, irmãos, ...);
  • O EE e o aluno devem garantir que o espaço de aula em casa tem a menor perturbação, evitando circulação visível pela câmara e sem qualquer outro tipo de equipamento que distraia o aluno (TV, consolas, telemóvel…);
  • É expressamente proibida a ingestão de alimentos durante o período da aula;
  • O incumprimento destas regras poderá implicar a exclusão do aluno da aula/sessão por parte do professor e respetivo procedimento disciplinar.

B.3 – Contactos com a escola
  1. Em caso de necessidade de contacto com a secretaria, deverá ser privilegiado o contacto telefónico ou o email (212739280; secretaria@epalmada.pt);
  2. Todos os contactos Diretor de Turma/Encarregados de Educação, são feitos preferencialmente via email ou via telefónica. As reuniões com encarregados de educação são realizadas via zoom. Para o efeito, deverão os encarregados de educação certificar-se que forneceram números de telefone e endereços de email legíveis, corretos e atualizados;
  3. As justificações de faltas deverão ser entregues através da plataforma de gestão de alunos – eCommunity – cujas credenciais foram disponibilizadas via email aos encarregados de educação bem como o guia de utilização;
  4. Excecionalmente, poderão ocorrer reuniões presenciais individuais, sempre sujeitas a marcação prévia, autorizadas pelo Diretor de Turma e com respeito pelas normas de segurança vigentes;
  5. Em caso de necessidade, poderá ser utilizado o email geral@epalmada.pt.

C – Mensagem Final
Na EPA, estamos todos empenhados no nosso dever cívico. Todos somos responsáveis por todos. Compete a cada um de nós adotar uma conduta responsável e adequada ao contexto atual, seguindo as recomendações e orientações das autoridades nacionais. Nós, enquanto comunidade escolar que vive para o desenvolvimento e melhoria contínua da sociedade, devemos ser exemplares nesta matéria. A situação que vivemos, agora, assume um caráter extraordinário. Situações extraordinárias exigem, de todos nós, ações extraordinárias. Precisamos de saber corresponder aos novos desafios de cada dia com tranquilidade e confiança, mas devemos fazê-lo com maior contenção e consciência dos riscos que existem, para nós e, sobretudo, para todos os que estão à nossa volta. Sem alarmismos, mas com muita vigilância e responsabilidade, cumprindo e fazendo cumprir as regras básicas de segurança sanitária:
  • Use a máscara;
  • Respeite o distanciamento físico;
  • Desinfete as mãos com frequência;
  • Se estiver doente ou esteve em contacto com alguém infetado ou suspeito de infeção, não vá à escola! Contacte o SNS24 (808 24 24 24). Basta informar a Direção ou ou Diretor de Turma!

Infelizmente a situação atual relativa à COVID19 tende a agravar-se e de nada servirão as regras se não as cumprirmos. Somos todos responsáveis pela preservação da nossa saúde e dos outros.
Estamos todos na mesma luta. Continuemos juntos, a agir por um amanhã melhor.
Uma palavra de profundo reconhecimento pelo comportamento que a comunidade EPA tem demonstrado durante este período. Uma palavra especial aos trabalhadores docentes e não docentes que têm dado uma resposta à altura dos desafios que enfrentamos.

Jorge Sintra
Diretor da Escola Profissional de Almada
 

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