Mensagem do Diretor

Mensagem do Diretor

 

Dirijo-me a vós no final de uma semana de interrupção das atividades letivas para vos dar conta do trabalho que estivemos a planear e organizar em resposta a esta situação extraordinária.

Ao ser conhecida a decisão de encerramento das atividades letivas presenciais na sequência do agravamento da pandemia, a nossa primeira preocupação foi garantir condições para podermos continuar a manter canais de comunicação, assegurando que os laços que nos unem não fossem quebrados por este vírus. Estes dias foram dedicados a garantir o contacto com todos os alunos, a conhecer o seu estado de saúde e a preparar a infraestrutura e os materiais mais adequados a uma situação de “escola” como a que vivemos.

Neste momento, o nosso objetivo principal é contribuir para o vosso bem-estar físico e mental, permitindo a continuação do processo de ensino-aprendizagem. Procuramos organizar processos de comunicação online, com a preocupação de os tornar claros, eficazes e úteis nesta situação excecional. Assim, as atividades e os exercícios propostos visam enriquecer as aprendizagens de modo mais informal e autónomo, sempre com o acompanhamento e orientação dos professores. A par destas propostas, disponibilizamos outras que podem ajudar a manter o equilíbrio emocional.

Para finalizar, quero deixar-vos, em nome de todos, professores e restantes profissionais da Escola, votos de que ultrapassem da melhor forma os desafios que se avizinham. Embora distantes uns dos outros, podem estar certos de que continuaremos juntos e solidários.

Até breve!

 

Jorge Sintra

Diretor da Escola Profissional de Almada

 

 

 

 

Informações

1. A retoma das atividades letivas tem início a partir de segunda-feira, dia 23, através da plataforma Moodle, com o objetivo de permitir a continuidade do seu processo de ensino-aprendizagem, assim como a manutenção do seu bem-estar emocional. Assim:
 
  • Os materiais/atividades pedagógicos estão disponíveis na plataforma Moodle, começando a generalizar-se a sua utilização como ferramenta de suporte ao processo de ensino-aprendizagem.
  • Os alunos acedem à plataforma a partir do site da Escola, www.epalmada.pt, com as credenciais de utilizador que lhes foram atribuídas no início do ano letivo.
  • Caso surja alguma dificuldade na utilização, deverão enviar um email para ruidelgado@epalmada.pt.
  • Ao abrirem a área de trabalho, os alunos têm a calendarização das tarefas/atividades a executar no separador cronograma que se encontra na página inicial do Moodle.
  • As tarefas/atividades a realizar no Moodle estão organizadas por disciplina e distribuídas semanalmente.
  • As orientações para a realização racional das atividades propostas salientam a necessidade de efetuar uma distribuição equilibrada do trabalho ao longo do dia e apresentam sugestões para manter uma vida saudável, através de exercícios físicos, desafios semanais, entre outros.
  • No separador de cada disciplina, o aluno encontrará a seguinte mensagem:

“Caro aluno,

Apesar de estarmos longe, continuamos a pensar em ti. Preocupamo-nos como estás a ocupar o teu tempo e, por isso, preparámos algumas tarefas/atividades. Será importante manter a mente ativa e para isso precisas também de um corpo são. Assim, enviamos-te semanalmente propostas de tarefas/atividades para realizares. Lembra-te sempre que depois de uma tarefa escolar precisas de descontrair e para isso o professor Tiago organizou também para ti ideias e sugestões para que mantenhas a boa forma física (consulta a página da disciplina de Educação Física). Bom trabalho!”

 

2. Todas as semanas haverá o “Desafio da Semana”, que os alunos podem conhecer na página do Moodle com o mesmo nome. Podem já começar a pensar no…....1º Desafio“Tira uma foto de uma atividade divertida que possas fazer em casa e descarrega na disciplina “Desafio da Semana” no Moodle. No final da semana divulgaremos as melhores fotos nas redes sociais da Escola! Diverte-te e protege-te!”
 
3. O Gabinete de Psicologia e Orientação manterá a sua atividade, sendo criado na plataforma Moodle um separador/disciplina com o mesmo nome, onde constarão atividades e informações importantes para ajudar a ultrapassar este momento. Aos acompanhamentos que já vinham sendo feitos, será dada continuidade a distância.
Dado o período de exceção que vivemos, qualquer aluno poderá solicitar apoio psicológico através do email gabinetepsicologia@epalmada.pt ou contactar o Diretor de Turma. Posteriormente será enviada informação adicional aos encarregados de educação e alunos, via email.
 
4. Considerando a situação excecional que atravessamos, é importante conhecermos fontes de informação fidedignas às quais podemos recorrer em caso de necessidade ou dúvida. Deste modo, indicamos alguns sites onde poderá encontrar informação oficial e atualizada:
 
5. Informação oficial indispensável:
 
6. Poderá igualmente consultar o site e o Facebook da Escola, onde publicamos informação relevante atualizada:


 

Escola Profissional de Almada

Despertar Talentos, Ensinar Tolerância, Abraçar Tecnologias

20 de março de 2020