Técnico de Mecatrónica Automóvel

Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos, conferindo o Diploma de 12.º Ano de escolaridade e o Certificado Técnico de Nível 4 da União Europeia.


O Técnico de Mecatrónica Automóvel é o profissional qualificado, apto a executar o diagnóstico, a reparação e a verificação dos sistemas mecânicos, eléctricos e electrónicos dos veículos. Interpreta esquemas eléctricos e electrónicos. Faz o planeamento, a preparação e o controlo do trabalho da oficina. Procede ao controlo da qualidade das intervenções, gerindo a informação, tratando e gerindo as garantias, afectando os meios técnicos, maximizando a produtividade, promovendo a melhoria da qualidade do serviço e a satisfação dos clientes.


CONDIÇÕES DE ACESSO:
9º ano completo e idade compreendida entre os 15 e os 20 anos.
AS ACTIVIDADES FUNDAMENTAIS A DESEMPENHAR POR ESTE TÉCNICO SÃO:
> Identificar e diagnosticar as avarias mais comuns nos sistemas do veículo automóvel;
> Planear, desenvolver e controlar os trabalhos de diagnóstico de avarias, reparação e verificação, em veículos automóveis;
> Efectuar uma correcta detecção de necessidades oficinais, evidenciando aspectos de qualidade estratégica que compreendam a capacidade de análise e decisão;
> Diagnosticar, reparar e verificar: motores de combustão interna; sistemas de arrefecimento e lubrificação; sistemas de ignição, alimentação e sobrealimentação; sistemas eléctricos e electrónicos; sistemas de transmissão convencional e automática; sistemas de direcção, suspensão e travagem; sistemas de carga e arranque; sistemas de segurança activa, de segurança passiva e de conforto e segurança; sistemas de comunicação e informação (Incluindo sistemas de som e sistemas de recepção de GPS).
DOCUMENTAÇÃO

Formação Técnica Específica
 Download 

Plano Curricular
 Download