Projetos
Questionar, pesquisar, descobrir, fazer, apresentar, avaliar, conseguir
OBJETIVOS:
> Reforçar e complementar a aquisição e aplicação de c onhecimentos adquiridos nas Áreas Curriculares Disciplinares e Não Disciplinares;
> Envolver os alunos no seu processo de construção e aplicação de conhecimento.
Clube de Eletrónica e Robótica "Olha o Robot"
Cansat
Sobre o CanSat Portugal
O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Esta iniciativa desafia os alunos do ensino secundário de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.
A competição CanSat dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
O que é um CanSat?
Um CanSat é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante; daí o nome CanSat. Os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.
Em que consiste a competição CanSat?
As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1km, ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos.
Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto especial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.
O ESERO Portugal organiza, desde 2014, uma competição a nível nacional. São selecionadas 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional, organizado pela ESA
Junior Achievement
A EMPRESA é o programa bandeira da Junior Achievement. Considerado uma best practice pela Comissão Europeia, o programa desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma mini-empresa, ao longo de um ano letivo e em contexto sala de aula.
Uma vez constituída a equipa/mini-empresa, os alunos contam com o apoio do professor e de um voluntário para que, num trabalho em equipa, consigam atingir os objetivos que o programa propõe:
Organizar uma mini- empresa;
- Desenvolver um plano de negócios;
- Gerir uma mini-empresa;
- Liquidar uma mini-empresa.
Objetivos
- Identificar as responsabilidades dos cargos e oportunidades de liderança no âmbito do programa
- Avaliar as oportunidades educativas e sociais do programa
- Organizar a mini-empresa, vender títulos de participação, produzir um produto, colocar o produto ou serviço no mercado e manter registos financeiros
- Demonstrar a capacidade de liderança
- Elaborar um plano de negócio
- Executar um plano
- Estabelecer objetivos de produção e vendas para um produto ou serviço
- Desenvolver uma apresentação eficaz de vendas
- Diferenciar entre produção e produtividade
- Monitorizar o controlo de qualidade
- Descrever o efeito da produtividade, atitudes e aptidões dos empregados
- Avaliar o impacto da tecnologia, gestão e regulamentos governamentais relativos à produção
- Descrever e calcular impostos a serem pagos pela mini-empresa
- Explicar como os dividendos são determinados e pagos
- Avaliar o impacto empresarial no sistema económico português
Competências Desenvolvidas
- Montagem de produtos
- Estimativas
- Preenchimento de formulários
- Relatórios
- Interpretação de dados
- Computação matemática
- Negociação
- Solução de problemas
- Pesquisa
- Vendas
- Trabalho em equipa
Erasmus +
O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.
Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas. Além disso, as organizações facilitam a mobilidade para fins de aprendizagem de estudantes, membros do pessoal, estagiários, aprendizes, voluntários, animadores de juventude e jovens.
Clube de Programação "vamosprogramar@epa"
Notícias Recentes
- 14-Sep-2024
- 14-Sep-2024
- 13-Sep-2024