Técnico em Animação de Turismo

Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos, conferindo o Diploma de 12.º Ano de escolaridade e o Certificado Técnico de Nível 4 da União Europeia.


O Técnico em Animação de Turismo, é o profissional que estará apto a planear, promover, vender, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação e organização de eventos, animação turística em empresas especializadas, em serviços de animação turística, em unidades de alojamento turístico ou por conta própria.


CONDIÇÕES DE ACESSO:
9º ano completo e idade compreendida entre os 15 e os 20 anos.
AS ATIVIDADES FUNDAMENTAIS A DESEMPENHAR POR ESTE TÉCNICO SÃO:
  • Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
  • Prestar informações de caráter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
  • Organizar e acompanhar programas de animação;
  • Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
  • Executar serviços em agências de viagens;
  • Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
  • Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
  • Efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
  • Proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
  • Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
  • Realizar programas de viagens, conferências, entre outros programas;
  • Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
  • Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas;
  • Efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
  • Prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
  • Vender produtos e serviços turísticos;
  • Efetuar as operações de reservas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Realizar o atendimento e a receção do cliente.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO